online tramadol xanax bars generic ambien online zopidem tartrate http://ocupop.com/phentermine-without-prescription modafinil without prescription soma online http://ocupop.com/buy-carisoprodol http://ocupop.com/ultram-online online provigil

COMO CRIAR JOGOS EM 3D

links patrocinados

Se você tem vontade de aprender a criar jogos em 3D mas não sabe qual ferramenta utilizar ou por onde começar precisa conhecer o Panda 3D. Ele é um motor de jogos 3D que é utilizado como biblioteca de rotinas para desenvolvimento de jogos. Para desenvolver os jogos você utilizará linguagem de programação Python ou C++ para controlar as bibliotecas do Panda. Nesta página você pode ver o poder do Panda 3D através deste jogo desenvolvido com a ferramenta. Veja.

O Panda 3D é gratuito e foi desenvolvimento para projeto de softwares e jogos profissionais e comerciais pela Disney. Muitas empresas que desenvolvem jogos para serem vendidos utilizam como base o Panda 3D. Uma das principais características e vantagens do Panda é sua tolerância com relação a erros permitindo que você desenvolva jogos que dificilmente vão apresentar falhas que paralisem o jogo.

É importante destacar que o Panda 3D não é um brinquedo. Se você não sabe programar em C++ ou em  Python e não tem idéia do que seja um API não conseguirá tirar proveito da ferramenta. Se você ainda não conhece programação o melhor seria iniciar com uma aplicação para desenvolvimento de jogos criada para iniciantes que é o caso do www.alice.org. O projeto é destinado a iniciantes na área de programação e criação de jogos. É perfeito para aprender conceitos básicos e fundamentais na criação de animações em 3D e jogos utilizando linguagem de programação C e Java.

Se você deseja aprender a fazer jogos em 3D ou quem sabe conseguir um emprego na área de jogos e animações em 3D eu recomendo que você faça um curso de AutoCad 3d pela internet. O curso é barato, rápido e ainda te fornece um certificado de conclusão para colocar no seu currículo, veja mais sobre o curso de autocad 3d online.

Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
links patrocinados
Para localizar outros artigos sobre este assunto use o campo de busca:
Podemos te avisar sempre que um novo artigo for publicado em nosso site. Para isto basta cadastrar seu e-mail usando o formulário abaixo e confirmar seu cadastro através da mensagem de confirmação que iremos enviar.

E-mail: A entrega será feita pelo Google FeedBurner

Compartilhe o artigo COMO CRIAR JOGOS EM 3D com seus amigos:

Cursos Online com Certificado de Conclusão:


Cursos On-line com Certificado

40 comentários

  1. felipe disse:

    eu vou fazer o gta são paulo

  2. nei alexandre cansan disse:

    oi
    estou pensando em fazer um curso de criaçao de jogos .
    se eu começar vou entar de cabeça
    mas primeiro gostaria de saber como sao vendido os jogos e o valor minimo e maximo,vcs podem me dar uma dica??
    e esse curso como posso fazer ??

  3. anderson disse:

    põ cara eu estou muito enteressado em criar jogos so assim eu posso colocar minhas ideias em pratica,como jogos muito maneiros que eu tenho pensado,obrigado pela dicas valeuuuu!!!

  4. diego disse:

    gente vou tentar fazer um jogo 3d se eu não conseguir alguem que sabe mi ensina ou manda um email pra mim

  5. ricardo disse:

    ou eu queria muito fazer jogo eu queria saber quem sabe manda o email pu favor

  6. ricardo disse:

    eu quri saber se baixar jogos tem virus

  7. joao disse:

    Tenho algumas ideias de jogos maneiras se alguem ai ten o interesse de participa ???

  8. flavio disse:

    quais sao as ferramentas que precisa para criar um jogo?

  9. marcelo disse:

    Olá me nome é marcelo e necessito do curso completo de programação em c++ em cd video aulas interativo com audio, se alguém puder enviar ou indicar quem tem ficarei muito grato.

    Obrigado!

  10. paulo disse:

    oi eu to muito enteressado mas tenho que ter o programa para poder fazer jogos?

  11. cleyton disse:

    tenho o programa creator v1.0 e não sei usa-lo
    como devo proceder mediante o programa ?

  12. luan disse:

    oi, queria q me ajudasse a fazer um jogo 3d muito irado, me ajudem, mandem uma mensagem no me email…

  13. juvan disse:

    Oii como que fasso para criar um jogo ??

  14. carlos disse:

    porfavor me ensina criar um jogo

  15. alison disse:

    joão eu tenho enterece de participa + ñ tenho nenhu conhecimento de criação de jogos!!!
    se vc poder me ajudar eu estou bem entereçado!

  16. thiago disse:

    oi eu queria saber se presisa do programa pra eu criar um jogo

  17. paulo felipe disse:

    eu tenho vontade em apreender a criar um jogo mas nção sei como se faz isto

  18. luis disse:

    Como é que eu fasso para fazer um jogo eu não tenho nigum programa para fazer….como e que se arranja esses programas para fazer jogos…alguem me pode ajudar
    gostaria que alguem meaajudasse….

  19. germano disse:

    pls me mandem um tuturial do alice pra pc

  20. Eliot disse:

    Hehehehehe… Adorei os comentários de vocês. Estou vendo que todos estão interessados realmente em ciração de jogos.

    PRESTEM ATENÇÃO:

    O Brasil encontra-se neste momento sem uma empresa de vergonha e profissional, que faça um bom jogo descente e que exploda no mercador nacional e internacional. Mas calma, péra lá! Estou entrando agora em uma faculdade de desenvolvimento de softwares e pretendo futuramente montar uma empresa de jogos e de outras coisas.

    Preciso MESMO de gente que esteja REALMENTE interessada em criar jogos. E se existir realmente um ser aqui, que tenha vergonha na cara e esteja disposto a se sacrificar um pouco para criar uma coisa realmente maior, peço que escreva e comente algo aqui.

    O caminho para a criação de um jogo não é difícil. Aqui vai a MAIOR DICA DO MUNDO:

    PARA OS ARTISTAS: Quem nunca pensou em desenhar em 3D personagens lindos para um futuro jogo de vergonha? Procurem praticar bastante seus desenhos e entrem em uma faculdade de artes. Façam cursos e especializações na área de desenho e modelagem tridimencional. Procurem se especializar nestes programas: Autodesk Maya, Autodesk 3D max Studio e ZBrush. Você que é artista ou quer ser, COMA E RESPIRE estes programas que com certeza, você será féra e conseguirá desenhar (modelar) qualquer personagem com perfeição. Outra dica, entre e procure cursos destes programas em cursos de informática que tenho certeza que você, que procura e se interessa, irá encontrar!!!! OBS: Não esqueça de treinar cenários também e de praticar bastante as suas cores, pois lembre-se, cada objeto tridimencional necessita de uma textura (se você souber o que é uma textura). Ah, como pude esquecer. Todo jogo precisa de uma interface, um “mênú” ou “algo para clicar e iniciar o jogo”. Então pratiquem isso também.

    PARA OS NÃO-ARTISTAS: Gente aqui não tem mistério. É justamente o que eu estou fazendo. Estou estudando linguagem de programação tipo C++ e Java. Se você não desenha, não pinta, não modela e não faz “pN” destas coisas, então procure ser um programador. Com programação podemos dizer ao jogo o que acontecerá. Criar histórias ou ações. Temos até a possibilidade de criar um programa que irá criar o nosso jogo, e isso, facilitaria o trabalho em 100%. Alguém já viu aqui um negócio chamado RPG Maker (é eu já mexi nesse treco quando era mais novo, e devo dizer, sou o mestre em eventos)? Pois é, aquilo ali é um programa para criar jogos de RPG com desenhos. Agora imagine um programa que é igual ao RPG Maker, onde você criar extensos cenários em 3D e coloca os personagens para interagirem (que é o trabalho dos artistas). O que acha?

    É, é algo bonito de se pensar, então tá na hora de botar pra valer. Dizer que isso é possível e que fazemos quando queremos ou quando mesmo não queremos. Que somos capazes SIM!!!

    Aos que ainda forem fazer faculdade, façam as que eu indiquei. E aos que já estão em uma faculdade diferente, procurem cursos disso que eu falei: C++ e java

    Artistas – Procure no catálogo em ifnormática: 3D Studio Max, Maya e ZBrush.

    Abraços e lute, ou lutemos juntos!!!

  21. Cartola disse:

    Maya e 3D Studio Max pode fazer um jogo?

  22. Eliot disse:

    Negativo…

    Autodesk Maya e o Autodesk 3D Studio Max irão apenas criar os objetos do jogo.

    Que objetos?

    Cenários, personagens, efeitos vários e por aí vái. Eles criam o ambiente do jogo. São programas para desenho apenas e não para a criação de jogos em si.

    Com esses programas podemos criar coisas para colocar no jogo.

    Mas estes, podem fazer filmes em 3D. Ex… O filme “Os incríveis” foi um filme feito totalmente no programa Maya. Claro que deve ter usado um outro programa para adicionar efeitos físicos (é o que eu acho). Mas a parte de criação de personagens e cenários e renderização também, creio que com certeza foram feitos no Autodesk Maya.

    Então assim concluimos que com o Maya e o 3D studio Max, podemos modelar personagens, cenários, criar efeitos para o nosso jogo em si e criar filmes em CG (em 3D) para o nosso jogo.

    Para se criar um jogo mesmo, isso seria trabalho dos programadores ou de programas já feitos para criação de jogos como o próprio panda 3D. Mas para o jogo ficar profissional mesmo, é necessário vários programas para a criação. Pense que um programa faz personagens e cenários (tipo o Maya), outro faz os efeitos físicos (não sei o nome do programa mas eu já vi ele em funcionamento no site do youtube) e outro, é a parte de programação onde você basicamente escreve (em linguagem de programação) o jogo.

    Abraços!

  23. Cipriano disse:

    Olá !uma dica que dou alem das demais é o programa Blender 3D,ele tem uma ótima game engine e com muitos tutoriais em pt.
    Obrigado e muito estudo a todos nós.

  24. Mary disse:

    Tô SUPER-INTERESSADA!!!

    por favor, entre em contato comigo!!!

    OBS: tenho 11 anos. Algum problema?

    Tomara q não

  25. Fernanda disse:

    Oi
    Eu queria saber como eu faço pra criar jogos em 3D!!!
    Eu queria saber também se precisa baixar alguma programa e se esse programa tem vírus???
    Mandem a resposta no meu e-mail

  26. João E. disse:

    Ei gostaria de complementar ai oq o Eliot andou dizendo.

    - Artitas: desenhistar, pintores etc.É bom tb, aprender alguma linguagem, de preferencia c++, apenas o basico, isso ajudará com a linguagem MEL do maya(opcional) recomendo pois se fará ideia doq criar exatamente com sua funcionalidades.
    - Programadores: esse aki pode ter participaçao no maya, apesar de maya ser bem compativel com C++ ele tem linguagem pripria, MEL, sendo assim quem quiser aprenda mel e trabalhe em conjunto com artistas.
    - Escritor: no caso de criaçao de uma historia, bom jogos simples nao precisao disso, mas mais pra frente precisaremos de alguem dedicado esclusivamente pela criaçao da historia.

    bom citei os principais, sendo o terceiro nao necessario inicialmente, mas mesmo assim quem for candidato a criaçao da historia q se organizem e elejam seu lider.
    Pros demais, serao subdivididos e se especializarao de acordo com abilidades , aptidao etc
    Com um grupo montado e obtendo sucessos em suas criaçoes, tb significa sucessos em trabalho em equipe!! poderemos pensar em algo maior, como lançar no mercado, sendo assim futuramente iriamos ter quem se encarregasse dessa parte , divulgaçao.

    Pra fechar, nao é necessario, apesar de bom, aprender tudo, apenas se especializem em suas areas, pois como uma equipe, teremos reunioes pra traçar oq cada um deve fazer e como deve ser feito etc.

    Vamos nos esforçar!! E desistir é uma coisa da qual nao conhecemos!!

    abraço!

  27. João E. disse:

    Esqueci de adicionar a parte sonora do jogo. Qt a isso tenho uma amigo q é musicista, q pode se encarregar da tarefa de audio dos jogos.

  28. Matheus disse:

    Olá. bom, faço faculdade de Sistema de Informação e estou no 2º termo. Estou interessado também em participar da criaçao de jogos. Acho que esse mercado tem muito o que crescer futuramente. Bom, dexo ai meu e-mail para quem quiser entrar em contato comigo, apesar de morar no interior de SP, podemos nos comunicar e montar partes e depois juntarmos. Vamo ver o que pode sair. ok ?
    abraços

    até mais.

  29. Roberto disse:

    eu to (tentando rs…) aprender a fazer um jogo, se alguem quiser me ajudar seria otimo

    tenho tempo de sobra e to realmente interessado no assunto ^^

  30. Eliot disse:

    Oláaaaaaaá a todos!!

    Adoro chegar aqui e ver interesse da parte de vocês pela criação de jogos. Isso é o que me motiva mais a continuar com esse objetivo e ser feliz, hehehehe!!

    João, acho certo seus adicionais sobre o maya e a parte de programadores interagirem com artistas. É verdade que existe sim uma linguagem no maya própria dele, e eu infelizmente não me recordava… Mas tu tem uma boa razão de dizer que isso ajuda sim, claro! Tava vendo uma coisa curiosa aqui dizendo que até com o maya pode-se criar um jogo. Mas isso é só um boato…

    Pessoas… Boas novas!!!

    Eu estava procurando um jogo da série dragon ball que foi desenvolvido por fãs. Dae acontece que o jogo é um mod (uma modificação de outro jogo) do half life 1. O nome é Earth Especial Forces (conhecido como esf). Creio eu que alguém com certeza já deve ter pelo menos ouvido falar aqui… Enfim, eu pensei: Qual o motivo que leva a esses caras com a minha idade a fazer um jogo desses? E qual o deu não estar fazendo um também? Então procurei e procurei e descobri ferramentas parecidas com o Panda 3D para a criação justamente de jogos. Aqui o site:

    http://www.moddb.com/

    Esse site tem 30 tipos de engines diferentes para criação de jogos e tem muitos tutoriais para os mesmos ensinando várias coisas. Existem jogos já prontos até, porém todos são mods. Vale a pena conferir. Só tem uma coisa, é tudo em inglês, por tanto… já sabe né…?

    É o seguinte… Eu não vou ficar discutindo nem comentando pra caramba aqui no blog, pq aqui não é lugar disso. Deve tá sendo chato para os moderadores do site virem aqui e ter de ficar aprovando comentários, hehehehehe… Mãs… Eu to pensando em criar um fórum para a discursão de criação de jogos profissionais e compartilhação de informações ou algo do tipo… É! Eu poderia passar meu e-mail e tal… Mas hoje em dia não é legal ficar dando e-mail de graça assim pro pessoal até mesmo pq a segunrança na net é zero. Por isso prefiro fóruns… (minha opinião).

    Mary: Minina… Isso lá é pergunta que se faça!?!?!?!??! É CLARO QUE VOCÊ DEVE PARTICIPAR!!!!!!! Lembre-se que os jogos são feitos por nós para nós mesmos. Não importa a idade. O que eu (eu não, mas qualquer um) iria axigir de ti meu anjo, é que você soubesse mecher em alguma coisa, algum programa para fazer algo construtivo. Entendes? Mas você também pode sugerir idéias de histórias ou até desenhar alguns personagens ou bonequinhos. O importante é conteúdo, coisas novas e construtivas!!!

    Fernanda: Fernanda é o seguinte… Os programas para se fazer jogos hoje em dia, a maioria deles custam uma fortuna para poder se usar ou ter a licença de usar. Então eu sugiro que você procure baixar da internet usando compartilhação de arquivos p2p (torrent). Entendeu? Não? Vai no site http://www.mininova.org e procura lá os programas. Para você poder baixá-los você vai precisar de um programa que baixe eles. Eu recomendo o bitcomet, ou o bitlord ou o http://www.baixaki.com.br

    Só procurar que você acha. Eu tenho o Maya aqui em casa e sei mecher mais ou menos nele. Gosto de desenhar e tal. Mas gosto de desenhar só personagens e conceitos sobre eles. Tipo poses e etc…

    Matheus: Cara, tu pode até morar em outro planeta. É por isso que existe a “maravilinda” internet hoje em dia. As pessoas podem trabalhar em casa se quiserem. Já ouviu falar de free lancer? Tipo, imagina tu aí, e eu aqui, certo? Agora imagina eu criando jogos aqui e você sei lá, me mandando os modelos dos personagens ou sistemas prontos para colocar no NOSSO jogo. Saco? As pessoas trabalham assim hoje em dia, na paz?

    Bem, novamente falando… Tô pensando em criar um fórum… Sei que já deve ter 3257325419451 de fóruns sobre isso… mas sei lá, eu ia deixar uma coisa mais aberta, mais feliz e de boa pra todo mundo compartilhar conhecimento e trabalhar junto (também imagino que muitos falam isso… Mas tô sendo sincero). Queria uma opinião ou algo do tipo de vocês. Afinal, não faço isso por mim, mas por todos que querem criar jogos!!!

    Abraços e continuem ligados aqui!!!

  31. Glaucio disse:

    Dae legal cara!! tenho 36 e desde os 12 anos mexo com programação e criação de jogos ….eu fiz parte da equipe que produziu o Syncate Stree Racing da nanco é muito 10 ver a galera jogando algo q vc o unico brasileiro da equipe meu conselho é aproveitem seu tempo façam cursos pq o Brasil é um polo de grandes programadores e nao se deixem levar por comentarios de pessoas mediocres se vc quer e quer muito vc faz

    abraço

  32. Luiz Paulo disse:

    Cara muito bom!! Tambem ja mexi com maker e
    recomendo pra quem esta começando. Apoio total para criar o forum!

    Nos meus 2 jogos no maker, qambos usaram graficos 100% meus. Estou querendo tentar fazer em 3D xD~~

    Embora eu acho que o grau de difuldade vai aumentar em 150%, não custa tentar xD.

  33. Luiz Paulo disse:

    Ae mals postar 2x.

    Cara onde que tem o Autodesk Maya pra baixar?
    Ja procurei em varios lugares e nenhum disponibiliza… Reply PLxz!

  34. Jefferson disse:

    Sei que eh muito dificil e tal.. mas gostaria muito de criar um jogo estilo futebol de salão.. que nao existe nenhum para pc nem para qualquer outro console..

    alguem afim do desafio?

  35. Eliot disse:

    Oláááááá!!!!

    Glaucio!! Cara te invejo!! Sem brincadeira hahaha!! Queria eu ser um programador e estar produzindo jogos assim. Falando nisso eu estou estudando para isso.

    Luiz paulo rapaz. Fico realmente feliz de você apoiar e apoiar a criação do fórum. Acabei de criar ele e ele está sem quase nada no momento. To até precisando de gente pra ajudar e divulgar ele. To preparando aqui uns tutoriais para os programas que tem no fórum e espero colocar logo eles. Também preciso fazer algumas sessões novas no fórum sobre criação de jogos 3d e tal… Mas vamos com calminha né? hehehehe!! Mas quanto ao fato do maya…

    Já até peguei o link pra ti:

    http://www.mininova.org/tor/1121276

    hahahaha… Baixa ele em torrent e instala seguindo o arquivo “readme” dele. Espero que você saiba baixar em torrent. Caso não saiba, procura no google como baixar em torrent e o que é torrent.

    Programas para baixar em torrent tem vários e você pode procurar no http://www.baixaki.com.br

    Mas eu te mando logo o link:

    http://superdownloads.uol.com.br/download/42/bitlord/

    Eu recomendo ele, é um bom programa e eu uso sempre pra baixar tudo. Mas se você preferir outro, você quem escolhe!

    Jefferson rapaz… A idéia até é boa…

    Abraços a todos e procurem continuar lutando por isso!!!!

  36. Isabel disse:

    Vai montar uma empresa de jogos??
    uehaue..precisa ser algo MUITO bom pra poder sustentar uma empresa brasileira nesse ramo!

    To iniciando nessa área de jogos, na verdade vai ser o meu TCC a criação de um jogo, mais eu quero algo ferrado.. bem profissional por isso vou ficar os 5 anos de engenharia produzindo o TCC..

    bom.. dificuldades irei encontrar mais sou programadora e sei como funciona essa parte na criação de jogos (IA ou AI como preferir.. ;p ).. isso já resolve 70%

    se vc tiver mesmo interessado nessa idéia me junto a vc \o/.. ehaehaeuhaeu!

    flw!

  37. Isabel disse:

    tem também o 3d game estudio.. só que esse é pago! ;p

    Para o povo interessado:

    :: SOMENTE PROGRAMAÇÃO ::

    TEM QUE SABER PROGRAMAÇÃO
    não há como fazer sem ela!

    - C/C++ ou Java.. jah vi coisas em Perl e Assembly

    - Estrutura de dados

    - Conceitos básicos de física e matemática (mecânica clássica, algebra e geometria analítica serão de grande utilidade)

    - Inteligência artificial fraca (como fazer um monstro seguir o personagem, por exemplo)

    - Aprenda sobre Allegro ou SDL, dou preferencia ao allegro que são bibliotecas gráficas.

    flw até mais, e estudem quem quiser agarrar essa idéia porque não é tão fácil essa parte, precisa ter amplo conhecimento.

  38. alexandre disse:

    gente se eu subesse como fas jogo 3d eu concertesa faria um mu alguem me ensina ai ficarei muito grato ok

  39. lucas disse:

    ai galera eu n sei nada de programação mais eu sou fera nos desenhos e to aprendendo programação

  40. Eliot disse:

    Isabel, “nessa idéia” você diz, criação de jogos ou criar uma empresa?

    Pq eu particularmente quero fazer os dois. Meu sonho é esse. E eu quero sim fazer algo profissional. Eu sei e saco desses negócios de mercado. O que as pessoas compram ou não. O que é necessário ou não. E principalmente investimento e administração. Mas claro, também quero produzir, “colocar a mão na obra”, mesmo tendo 18 anos, eu não entendo nada… Mas quero muito sim. A intenção é criar algo revolucionário, grande e nunca visto antes. Algo que marque e faça o Brasil ser reconhecido no mundo inteiro como o páis que melhor produz jogos. To sonhando grande? To mesmo, não me importo pq eu sei que isso vai acontecer. O único “problema” será estudar… Mas isso é o de menos.

    Isabel, te invejo também. Ainda não sei nada de programação de vergonha. To louco para entrar na faculdade logo e começar a estudar isso. O pouco que sei programar é em Java. Mas eu sei só o básico do básico. Bem… A sua resposta é sim!! Eu topo qualquer uma pra isso.

    Abraços!!

    PS: Se alguém aqui quiser meu e-mail, é só pedir, não entro muito no msn, mas garanto que respondo mensagens pelo e-mail. Ok? Fui!!!